19 de January de 2022
19 de January de 2022
Tudo o que você precisa saber para começar a pedalar
MIP CONSTRUTORA

Ao começar um ano novo é comum surgirem momentos de reflexões, afinal, todos queremos evoluir em nosso estilo de vida. E praticar exercícios é uma ótima forma de cuidado com a saúde e bem-estar.  

Com a abertura de espaços públicos e privativos para pedalar, o ciclismo retomou o seu lugar na sociedade. A Associação Brasileira do Setor de Bicicletas indica um aumento de 34% de vendas de bicicletas no primeiro semestre de 2021, o que reforça a tendência. Para aproveitarem o melhor dessa prática esportiva em 2022, separamos algumas dicas fundamentais para encontrar no ciclismo uma boa opção à sua qualidade de vida. 

Se você pretende começar a pedalar e quer conhecer dicas e estilos desse esporte, esse é o conteúdo certo para você. 

3 dicas úteis para começar a pedalar 

Criar momentos mais saudáveis pode ser um bom objetivo para o seu checklist anual e, claro, uma boa meta pode ser desenvolver o hábito de pedalar. Confira 3 dicas para começar nesse novo hábito esportivo:

  • Use roupas e equipamentos adequados: capacetes, joelheiras e cotoveleiras te protegem em uma eventual queda. Óculos também são ótimos contra poeira e insetos.
  • Hidratação é a chave: manter-se hidratado é essencial para repor a água que você perderá durante a prática esportiva.
  • Conheça os seus limites: você não precisa começar pedalando por vários quilômetros. Comece aos poucos, com voltas no quarteirão, praças e ciclovias, depois encare trilhas e desafios maiores.

Ciclismo urbano 

Muitas pessoas utilizam o ciclismo como meio de locomoção ao trabalho e ao lazer. Por isso,  para aproveitar o melhor que a cidade tem a oferecer, criando um novo hábito, escolha bem os seus objetivos e as suas metas.  

Se pretende usar sua bike para o lazer e aproveitar as práticas esportivas ao ar livre, existem diversos parques e praças em Belo Horizonte. Dessa forma, você poderá relaxar e curtir melhor o dia, acesse os horários de funcionamento dos lugares mais próximos de você, e pé no pedal. 

Na capital mineira, o ciclismo também pode ser usado como meio de deslocamento para o trabalho. Mas, antes de tirar a bicicleta da garagem, confira as rotas cicloviárias de Belo Horizonte e defina o seu trajeto ideal. Afinal, planejar o seu tempo pode agregar benefícios ao restante do seu dia.

Mas, se quiser se aventurar mesmo no ciclismo, pode conhecer mais sobre a modalidade em estradas de terra. 

Ciclismo em estrada de terra e montanhas

O mountain bike é um universo à parte que todo belo-horizontino devia conhecer. Aos amantes de aventuras, essa modalidade de ciclismo pode ser explorada a poucos minutos de Belo Horizonte, em Casa Branca. Na região você pode conhecer a famosa trilha da Serra da Calçada, um patrimônio natural, histórico e cultural, que se estende por cerca de 8km entre Nova Lima e Brumadinho.  

Nessa modalidade é possível conhecer diferentes trilhas em Casa Branca, nas clássicas estradas de terra, trilhas de montanhas e afins. Mas, calma, esse é um universo à parte, mas não é sempre difícil. Afinal, as trilhas são definidas por fácil, moderado e difícil desempenho, o que é perfeito, caso você queira começar o esporte. 

O esporte requer uma bicicleta específica para terrenos irregulares. Então, antes de começar a aventura, se atente na escolha do modelo ideal com foco nas características de grau de dificuldade, estilo, terreno e equipamentos necessários.   

Agora que você já conhece mais sobre ciclismo, queremos que conheça o espaço que se enquadra ao seu estilo de vida. Na cidade ou no campo, a MIP tem um empreendimento que combina com você. 

Confira o Espaço Bike Center dos condomínios urbanos e as áreas que possuem espaço de sobra para pedalar no quintal de casa com os nossos loteamentos. E para ficar por dentro de mais dicas de esportes, saúde e bem-estar, acompanhe a MIP pelas redes sociais e assine a nossa Newsletter.

COMPARTILHE:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
POSTS MAIS LIDOS
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da MIP