21 de December de 2021
21 de December de 2021
Produção de Cervejaria Artesanal no Conforto do Lar
MIP CONSTRUTORA

O aumento da produção de cervejas artesanais ampliou a procura por insumos de melhor qualidade. Segundo o Governo do Brasil, em relação a 2020, houve um crescimento de 110% de produtores locais de lúpulo. E, em 2019, nosso país ocupou o 11° lugar entre os maiores importadores de grãos de cevada do mundo.

De acordo com uma pesquisa publicada em 2020 pela Barth-Haas Group, o Brasil é considerado o 3º maior produtor de cerveja do mundo, atrás apenas de China e Estados Unidos. Com a chegada de consumidores mais maduros, o cenário de produção de cervejas artesanais se destacam nacionalmente. 

Confira os processos de produção e os benefícios de produzir sua cerveja no conforto do lar, basta continuar a leitura!

Cerveja Artesanal: Processos de Produção 

Produzir sua própria cerveja artesanal, identificando as diferenças dos processos e ingredientes, proporciona uma experiência única, resultando em uma ótima ocasião para reunir e celebrar com os amigos. O processo de produção exige etapas com particularidades que influenciam diretamente na qualidade da sua cerveja, confira as etapas:

  • Maltagem: procedimento para induzir a semente a produzir enzimas, que quebram os amidos do malte em açúcares menores.
  •  Brassagem: processo que transforma o amido dos grãos de malte em açúcares fermentáveis e não fermentáveis.
  • Filtragem: separação de partículas líquidas e sólidas do malte.
  • Fervura: processo de esterilização do líquido.
  • Resfriamento: etapa realizada para que a bebida seja fermentada, aumentando o prazo de validade da cerveja.
  • Fermentação: decantação do fermento, na qual o açúcar se transforma em álcool.
  • Maturação: processo que aprimora as características da cerveja, melhorando o sabor e aroma da bebida.
  • Dry-hopping: etapa de extração de óleos essenciais do lúpulo, que se perdem durante a fervura. Tem o objetivo de acentuar características da cerveja.
  • Envase: processo de engarrafamento da bebida.

Cerveja Artesanal Valle da Serra

Em parceria com a Jairo’s Cervejaria, a MIP Construtora desenvolveu a cerveja Valle da Serra, exclusiva aos moradores do condomínio. A cervejaria é uma das mais conceituadas microcervejarias da região de Betim e coleciona rótulos premiados nacional e internacionalmente. 

Danilo Mata, cervejeiro responsável pela Jairo’s e um dos maiores sommeliers da região de Betim, descreveu um pouco da experiência de produzir essa receita exclusiva. Com o estilo do melhor condomínio de Betim, a cerveja artesanal Valle da Serra representa bem a praticidade de contar com uma minicervejaria em seu lar. 

O sabor de produzir sua cerveja artesanal em seu lar

Ao diferenciar a qualidade de diferentes tipos de cerveja, produzir sua própria receita pode ser uma ótima opção para protagonizar esse novo estilo de vida. O condomínio Valle da Serra possui uma minicervejaria, com todos os equipamentos essenciais para tornar essa prática uma nova habilidade. 

Projetado para brindar ao seu novo estilo de vida, o condomínio, além da minicervejaria, conta com outros espaços que o tornam único, como: 514 mil m² de área verde preservada, área de lazer completa com clube privativo, quadras esportivas e muito mais. 

COMPARTILHE:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
POSTS MAIS LIDOS
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da MIP