17 de May de 2021
17 de May de 2021
Mobilidade Urbana na capital mineira: quatro bairros para você ficar de olho
MIP CONSTRUTORA

É fácil deixar que este tema passe despercebido, mas – especialmente para quem busca um novo imóvel – entender sobre mobilidade urbana é algo fundamental.

Antes de nos aprofundarmos sobre o tema, pergunte-se: você já deixou de frequentar algum show, ou desistiu de algum compromisso pelo simples fator “distância”? Quantas vezes a dificuldade de deslocamento de um ponto A para um ponto B inviabilizou acessos a ofertas de emprego ou até mesmo necessidades básicas? Quantas horas são gastas no trânsito e quantos momentos sobram para você?

Se você se identificou com alguma dessas questões, certamente já sentiu o impacto da mobilidade urbana. Esse tema faz parte de nossas vidas e, especialmente, do cotidiano de quem vive nas grandes cidades e metrópoles.

É simples: se sobra tempo no engarrafamento, faltam momentos em outros lugares. E isso afeta diretamente sua qualidade de vida.

Mobilidade Urbana: entenda a importância 

De modo objetivo, o termo Mobilidade Urbana refere-se aos deslocamentos populacionais dentro de uma sociedade. Sendo assim, quanto maior um centro populacional, mais densa é sua demografia e mais complexos são os desafios enfrentados.

No caso das grandes metrópoles, o tema é sempre delicado. Conciliar meios que priorizem a qualidade de vida, fluidez de tráfego nas vias públicas e acesso a meios de transporte público, de modo simultâneo, exige um esforço enorme, seja no campo público ou privado.

A Mobilidade Urbana ganhou atenção, pela primeira vez, no início dos anos 30, período de urbanização acelerada. Assim, na época, o assunto inicialmente foi tratado como uma simples questão de logística, na qual eram traçadas as melhores rotas entre destinos e pessoas. Porém, com o passar dos anos e com o crescimento vertiginoso dos centros habitacionais, o desafio da mobilidade mudou. Se antes, as rotas eram os obstáculos, hoje, os meios pelos quais navegamos essas rotas também são considerados diferenciais na hora de utilizar esses espaços públicos.

Mobilidade e Sustentabilidade – Como se encontrar em uma metrópole?

A adoção de ciclovias, melhores ofertas de transportes coletivos, aplicativos de viagem compartilhada, rodízios de carros e até mesmo pedágios urbanos. Esses são meios sustentáveis que podem melhorar a locomoção e diminuir os impactos ambientais causados pelo excesso de veículos nas ruas.

Mas, o que isso tem a ver com sua qualidade de vida?

Provavelmente, mais do que você imagina.

Do que adianta morar em um lugar exuberante, mas distante da mais básica das necessidades? Ou então viver em um lugar próximo de todo e qualquer tipo de serviço, mas que não oferece tranquilidade?

Como vimos, a mobilidade urbana não diz respeito apenas à fluidez do deslocamento populacional. Ela está diretamente ligada ao seu dia a dia e aos meios que você utiliza para se locomover de um compromisso para o outro: de casa para o trabalho, do trabalho para a faculdade e assim por diante.

Por isso, mais que um endereço novo, é importante observar estas características específicas sobre o tema, na hora de avaliar seu novo bairro:

  • Qualidade das Vias

Ruas bem asfaltadas, com boa iluminação e policiamento. Para desfrutar a segurança para ir e vir, é necessário contar com recursos para tal.

  • Acessibilidade Urbana

Alguns bairros têm posições mais estratégicas que outros. Considere o equilíbrio entre as distâncias percorridas em seu dia a dia e prefira locais que possibilitem fácil acesso a diferentes regiões, serviços e conveniências.

  • Opções de Transporte

Verifique a disposição de linhas de ônibus, metrô e outras formas de transporte. Para quem busca um estilo de vida mais saudável, prefira bairros com ciclovias e espaços delimitados para a prática esportiva.

Os 4 bairros com melhor mobilidade urbana de BH

Se grandes metrópoles têm grandes problemas com mobilidade, digamos que Belo Horizonte é um caso especial.

A prova disso está nas premiações da capital: a cidade ganhou o prêmio Transporte Sustentável do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITPD), em Nova York, pela implementação de ciclovias e o BRT, sistemas bem-sucedidos de mobilidade urbana que geram acesso mais rápido e sustentável.

Além disso, como você pode conferir no eBook: Guia da História dos 5 melhores bairros para se viver em Belo Horizonte, BH é uma das maiores – e melhores – cidades para se viver em todo o país. E como opções são o que não faltam, a seguir você confere as quatro melhores regiões para investir na sua qualidade de vida.

1 – Savassi

Para começar, vamos com o bairro mais querido de BH. A Savassi, além de peça chave na história de Belo Horizonte, é um dos principais pontos de encontro da capital. Por aqui, moda, estilo e modernidade andam sempre juntos, seja nas praças, shoppings, restaurantes e boates. 

Bastante desejado por amantes da vida noturna, o bairro oferece as melhores opções da cidade. E, de dia, a Savassi oferece uma gama completa de serviços que vão desde centros comerciais até escolas tradicionais.

  • Qualidade das Vias

Por se tratar de um dos mais tradicionais bairros da região centro-sul, a Savassi tem um cuidado especial tanto por seus moradores quanto pelo poder público. Por contar com importantes instituições, o bairro oferece praças públicas, vias espaçosas e arborizadas, policiamento constante e monitoramento por câmeras.

  • Acessibilidade Urbana

Por estar situado no coração da região centro-sul, a Savassi oferece acesso às mais diversas partes da cidade, com duas das principais avenidas da cidade: Av. Cristóvão Colombo e Av. Getúlio Vargas.

Conheça o Savassi 1022.  

  • Opções de Transporte

Por sua posição estratégica e importância socioeconômica, a Savassi oferece opções completas de mobilidade urbana, com diversas linhas de transporte público, pontos de acesso para serviços de viagens compartilhadas, ciclovias e mais.

2 – Funcionários

Ao lado das noites agitadas da Savassi, o bairro Funcionários é a opção para quem busca mais calma e tranquilidade, sem abrir mão das facilidades de um centro urbano. O mais tradicional bairro de Belo Horizonte, também é um dos melhores avaliados, por oferecer um dos melhores padrões de vida para seus moradores. E o motivo para tanta valorização você vê nos detalhes.

  • Qualidade das Vias

Parte do projeto inicial de Belo Horizonte, o bairro, desde sua fundação, recebe investimentos crescentes e contínuos em sua infraestrutura. Antes, possuía a característica exclusivamente residencial, abrigando importantes famílias do então Governo do Estado. Hoje, após décadas de investimentos e um rápido processo de verticalização, o bairro adquiriu seu teor comercial, estando logo ao lado do hipercentro da capital. Sendo assim, luxuosos prédios residenciais fazem vizinhança com importantes instituições públicas e privadas, em um dos bairros com melhor infraestrutura urbana da cidade.

  • Acessibilidade Urbana

Onde se encontra a Praça da Liberdade e tantos outros fragmentos históricos, o Funcionários é, desde seu projeto inicial, berço da capital mineira. Estrategicamente projetado para estar na parte mais central da cidade, o bairro conta com cinco das mais importantes avenidas: Av. Brasil, Av. do Contorno, Av. Cristóvão Colombo, Av. Getúlio Vargas e Av. Afonso Pena.

  • Opções de Transporte

Assim como a Savassi, o Funcionários conta com opções completas de transporte urbano. Com dezenas de linhas de ônibus, ciclovias e pontos de acesso para serviços de viagens compartilhadas, navegar pelo bairro e para fora dele é algo incrivelmente simples.

Conheça o Lourdes 1580.

3 – Lourdes

Chegamos ao metro quadrado mais desejado de Belo Horizonte. Muito além de um bairro residencial, o Lourdes é um padrão a ser seguido no que diz respeito à qualidade de vida. Avaliado como o melhor bairro para se morar, com um Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) invejável, pontuando 0,955 (avaliado de 0 a 1). 

  • Qualidade das Vias

O Lourdes é um bairro essencialmente residencial, tradicionalmente habitado por famílias das classes média e alta. Por um trabalho cuidadoso de sua associação de moradores, o bairro conta com vias arborizadas, ruas asfaltadas e serviços de policiamento com monitoramento por câmeras na maior parte de sua extensão.

  • Acessibilidade Urbana

Por estar localizado logo ao lado do centro da cidade, o Lourdes oferece acesso a importantes regiões da cidade, bem como disponibiliza uma gama de serviços e praticidades para seus moradores e visitantes.  Por sua característica residencial e familiar, por aqui todos os dias são tranquilos.

  • Opções de Transporte

Com uma beleza única, no Lourdes a mobilidade é fluida. Seja de carro, a pé ou de bicicleta, o Lourdes conta com vias espaçosas e ciclovias bem delimitadas. Além disso, a proximidade com o Centro de BH proporciona inúmeras opções de transporte público.

Conheça o Alvarenga 594. 

4 – Santo Agostinho

Por fim, chegamos à tradição e exclusividade do bairro Santo Agostinho. Com uma infraestrutura única em Belo Horizonte, o bairro consegue conciliar o que há de melhor e mais prático em um centro urbano, com o mais alto padrão de qualidade de vida que você pode encontrar na região centro-sul.

  • Qualidade das Vias

Por estar ao lado da Assembleia Legislativa, o Santo Agostinho é um bairro que conta com investimentos crescentes em sua infraestrutura. Suas ruas são asfaltadas e suas vias arborizadas. O policiamento é constante e, em parceria com sua associação de moradores, o bairro consegue oferecer segurança para quem busca viver bem em família.

  • Acessibilidade Urbana

Delimitado pelas avenidas Amazonas, Olegário Maciel e Contorno, o Santo Agostinho possui um formato de delta. Por contar com essas três vias, é possível acessar as mais diversas regiões e bairros da capital, evitando grandes desvios ou deslocamentos.

  • Opções de Transporte

Com dezenas de linhas de ônibus municipais e metropolitanos, ciclovias, pontos de táxi e de acesso a serviços de transporte compartilhados, chegar, transitar e sair do bairro são tarefas quase intuitivas. 

Conheça o Martim 440.

Esperamos ter ajudado na sua busca por um novo endereço. E agora que você já sabe sobre a mobilidade urbana e como ela impacta no seu dia a dia, conheça nossos empreendimentos e explore novas possibilidades para sua qualidade de vida.

E, caso você esteja buscando aquele tipo de qualidade de vida que só se encontra no campo, confira nosso eBook: Êxodo Urbano: o futuro das cidades pós-pandemia.

Acompanhe também a MIP pelas redes sociais e assine a nossa Newsletter.

COMPARTILHE:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
POSTS MAIS LIDOS
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da MIP