22 de February de 2021
22 de February de 2021
Inspire-se: aprenda como aderir a decoração vintage no seu imóvel
MIP CONSTRUTORA

A busca de elementos que remetem à estética do passado é uma tendência presente não só na decoração, mas também na moda, design e arquitetura. O estilo vintage convive bem com peças de design contemporâneo e pode criar um ambiente atemporal. Vintage é um termo em inglês que significa “safra de vinho” – a expressão foi criada pelos produtores de vinho para designar uma safra de melhor qualidade ou ano de boa colheita de uvas.

O termo, ao longo dos anos, popularizou-se no universo do design, moda e arquitetura e, hoje, é associado a peças e objetos que marcaram uma época. São clássicos que possuem entre 20 e 100 anos, e resgatam elementos das décadas de 20 a 60. Na decoração, o vintage reúne desde objetos até mobiliários que podem ser encontrados em antiquários por todo o país. 

O vintage remete ao clássico e antigo e, na decoração, costuma dar um ar clássico aos ambientes. Para um objeto ser considerado vintage, ele deve ser original e sem modificações na sua restauração. Confira, neste artigo, como adotar a decoração dos ambientes na sua casa. É só continuar a leitura! 

1. Aposte em tons pastéis e cores neutras  

Para compor um ambiente vintage, apostar em cores neutras e tons pastéis é fundamental. São as cores que ajudam a resgatar o passado e podem trazer também contemporaneidade e harmonia para os ambientes da casa. Branco, bege, marrom e cinza-claro são ótimas opções para paredes, pisos e tetos. 

É possível aderir a esses tons nos revestimentos do imóvel, como em cerâmicas, pastilhas, ladrilhos e laminados. Outras cores que podem fomentar a construção de um ambiente vintage são o lilás, verde-água e o azul-turquesa. Harmonizar os tons é fundamental e, por isso, contar com a ajuda de um arquiteto ou designer de interiores pode ser um passo fundamental para que essas tonalidades sejam equilibradas nos ambientes da casa. 

2. Aposte em móveis com personalidade 

No décor, o tempero vintage vem de móveis, objetos de família e até livros antigos. Espelhos com moldura de madeira são um bom exemplo de como compor o ambiente, e eles se encaixam tanto no banheiro quanto no quarto ou sala do imóvel. Para a cozinha, versões retrô de eletrodomésticos, como geladeira, torradeira e liquidificador podem ser a combinação perfeita. 

Pisos quadriculados em P&B podem ajudar a dar harmonia para o espaço. Outros móveis que podem ser aderidos são luminárias de design nos quartos, poltronas, almofadas em tons alaranjados ou vinho são dicas ótimas para uma decoração vintage. Lembre-se de combinar móveis com sua personalidade, afinal, sua casa deve ter um pouquinho de você em cada canto.   

3. Aposte em objetos vintages   

Decorar é um processo que demanda tempo e planejamento – não precisa ser feito de um dia para o outro. Optar por objetos que contem histórias sobre você, sua família e amigos ajuda a transformar a casa com a sua personalidade. 

No décor vintage, pode-se optar por vitrolas, máquina de escrever e até livros antigos – capazes de resgatar o clássico em qualquer decoração. Opte também por vasos de plantas e pela reciclagem de outros objetos, transformando-os em estilosos. Assim, você cria um ambiente sustentável sem perder a harmonia e o estilo. 

Para mais conteúdos sobre decoração, acompanhe nosso blog e nossas redes sociais. Conheça mais sobre a MIP Edificações, aqui.  

COMPARTILHE:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
POSTS MAIS LIDOS
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da MIP